documental_e_memoria_grande.png

 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou, no último dia 9 de fevereiro, durante a 324ª Sessão Ordinária do Conselho, a cerimônia de lançamento dos Manuais de Gestão Documental e de Gestão da Memória do Poder Judiciário. Na ocasião, também foi lançado o novo site do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname).

Os Manuais de Gestão Documental e de Gestão da Memória do Poder Judiciário têm o objetivo de orientar as ações de preservação de processos históricos, documentos administrativos e o patrimônio material da história da Justiça brasileiro. As publicações têm como base as diretrizes da Resolução CNJ nº 324/2020, que instituiu um conjunto de diretrizes e normas de gestão de memória e de gestão documental no Judiciário.

Sob a coordenação do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), a redação dos instrumentos contou com a colaboração de cerca de 50 profissionais dos diferentes ramos da Justiça e com diversas formações acadêmicas, como história, arquivologia, biblioteconomia, museologia, ciências sociais, comunicação social, arquitetura, direito, administração, entre outras.

Os dois novos instrumentos têm o objetivo de apoiar a preservação de processos históricos, documentos administrativos e o patrimônio material da história da Justiça brasileira.

As publicações traduzem para o nível gerencial e operacional a Resolução CNJ nº 324/2020, que instituiu um conjunto de diretrizes e normas de gestão de memória e de gestão documental no Judiciário. Os manuais foram debatidos pelo Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), que contou com a redação colaborativa e voluntária de cerca de 50 profissionais dos diferentes ramos da Justiça e com diversas formações acadêmicas, como história, arquivologia, biblioteconomia, museologia, ciências sociais, comunicação social, arquitetura, direito, administração, entre outras.

O evento ocorrerá no Plenário do CNJ, às 14h, antes da 324ª Sessão Ordinária, com transmissão ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube.

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Powered by Amazing-Templates.com 2014 - All Rights Reserved.