LKKK.png

A historiadora social do trabalho, Deusa Costa, que também atuou na criação e coordenação do Centro de Memória da Justiça do Trabalho do TRT11 (Cemej11) relata, em vídeo produzido pelo GT Mundos do Trabalho, da Associação Nacional de História (ANPUH), sobre a importante atuação do arquivo permanente e do museu da Justiça do Trabalho como instrumento de difusão cultural e educação patrimonial.

O objetivo do vídeo é divulgar o processo judicial como fonte de pesquisa para historiadores sociais do trabalho, professores de História da educação básica e superior, acadêmicos, professores e pesquisadores do Direito, e demais segmentos interessados nas temáticas do trabalho e do Direito do Trabalho.

Acompanhe a matéria completa aqui.

Acompanhe o vídeo no youtube aqui.

WhatsApp_Image_2021-08-19_at_12.07.22.jpeg

Isabel pesquisando no arquivo do Centro de Memória da 11ª Região, Centro de Manaus/AM.

Isabel Cristina Saboia Varão é pesquisadora e mestranda do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Amazonas. Ela apresentou um artigo no ano de 2020 pela Revista Eletrônica Discente do Curso de História da Ufam (Revista Manduarisawa) onde explora sua experiência como pesquisadora do arquivo permanente do Centro de Memória do TRT11. Confira o Resumo do artigo:

"Este artigo tem por objetivo apresentar a experiência de pesquisa com os processos judiciais trabalhistas salvaguardados em arquivo permanente no Centro de Memória da Justiça do Trabalho da 11º Região. Nesse sentido, buscamos apresentar a tipologia das documentações presente nos arquivos, destacando a potencialidade dessas fontes para o desenvolvimento de pesquisas a fim de entender os Mundos do Trabalho da Amazônia. A partir disso, pontuamos como o descarte - com amparo legislativo - atingiu essas memórias e, em contrapartida, como as lutas travadas nos últimos anos em nome da preservação e manutenção dessas documentações tem resultado em saldos positivos."

O artigo se encontra disponível para download no site oficial da revista: Baixe aqui!

471.jpg

 

Palestras para estudantes do ensino médio sobre o papel e a importância da Justiça do Trabalho, oficinas sobre pesquisa acadêmica em processos trabalhistas, exposições artísticas, sessões de cinema, realização de eventos sobre a preservação da memória documental, campanha do Selo Histórico e série “Recortes do Passado”. Estas foram algumas das atividades realizadas pelo Centro de Memória da Justiça do Trabalho da 11ª Região durante o biênio 2018/2020, conforme Relatório de Gestão divulgado esta semana.

Neste período, estiveram à frente do Cemej11 a desembargadora Francisca Rita Alencar Albuquerque (diretora), os magistrados Sandra Di Maulo e Túlio Macedo Rosa e Silva (membros), liderando uma equipe de 11 servidores.

Apesar dos desafios enfrentados no ano de 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e da necessidade de cumprimento das medidas de distanciamento social para prevenção ao contágio, o Cemej11 não parou suas atividades, adaptando-as ao ambiente virtual.

Confira aqui o Relatório de Gestão 2018-2020

693.jpg

 

Entre os dias 7 de 11 de junho de 2021, O centro de Memória participou da 5ª Semana Nacional de Arquivos, organizada pelo Museu Nacional com a temática desse ano voltada para "Empoderando Arquivos".

O Centro de Memória decidiu abordar temas voltados para a tipologia dos arquivos do TRT e as pesquisas produzidas por alguns alunos da Universidade Federal do Amazonas do curso de Direito - coordenados pela Prof.ª. Me. Dorinethe Bentes, e dos alunos do Programa de Pós-graduação História. Estas informações estão contidas nos três vídeos publicados no canal oficial do Tribunal Regional do Trabalho.

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos que acontecem em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país. Seu objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos. Acontece em instituições de todo o país – tais como arquivos, entidades detentoras de acervos, centros de memórias e outras instituições culturais.

Confira os vídeos aqui:

- Tipologia dos documentos como fontes históricas, apresentado pelo professor Me. Avelino Pedro Bento da Silva.

- Varas do Trabalho e seus documentos, apresentado pela professora Me Isabel Cristina Saboia Varão.

- Produções e pesquisas, apresentado pela professora Dra. Dorinethe dos Santos Bentes.

 

Confira a matéria feita pelo TRT aqui.

 

WhatsApp_Image_2021-05-25_at_12.25.15.jpeg

 

Na última sexta feira (dia 21 de maio) foi realizado nosso evento em parceria com a Escola Judicial e o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, a Live intitulada "Memória Amazônicas: uma reflexão", que trouxe várias falas à respeito da nossa cidade (Manaus) e a sua importancia para a nossa região, arquitetura, comercio, patrimônio, e como o Tribunal está inserido nesse cotidiano de uma das maiores cidades do Brasil. O evento trouxe a participação da Desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes, do diretor do centro de memória, Desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, e o diretor da Ejud11, Desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, alemde professores renomados como Prof. Dr. Otoni Mesquista, Prof.ª Dr.ª Francisca Deusa Sena e a Prof.ª Gisella Vieira (criadora da página e Blog Manaus de Antigamente).

Confira a live completa aqui.

Confira a Confira a matéria completa aqui feita pelo Portal do TRT11.

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Powered by Amazing-Templates.com 2014 - All Rights Reserved.