Parintins é um município brasileiro no interior do estado do Amazonas, próximo a divisa com o estado do Pará, Região Norte do país. ua população foi estimada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 103 828 habitantes, sendo o segundo mais populoso do estado do Amazonas. O município é conhecido principalmente por sediar o Festival Folclórico de Parintins, uma das maiores manifestações culturais preservadas da América Latina.

A pecuária é a atividade de maior peso no setor primário. Compreende principalmente a criação de bovinos, vindo a seguir a criação de suínos. A produção de carne e leite destina-se ao consumo local e à exportação para outros municípios. A economia é praticamente fundamentada neste setor. Parintins tem o maior rebanho bovino e bubalino do Estado, tendo aproximadamente 150 mil bovinos e 50 mil bubalinos. A Agricultura, juntamente com a pecuária, completa a formação econômica do setor primário. Parintins também desponta como um dos principais entrepostos de pesca no Amazonas, tanto para o consumo local como exportação para outros municípios. A avicultura está voltada para o criatório em moldes domésticos, sendo representada principalmente pela criação de galinhas, seguida de perus, patos, marrecos e gansos. O extrativismo vegetal é pouco representativo na formação do setor primário, mas destaca-se a exploração de borracha, cumaru, gomas não elásticas, madeira, óleo de copaíba e puxuri.

O setor secundário é composto basicamente por micro e pequenas empresas geralmente voltadas para o aproveitamento de produtos naturais tais como:

  • Indústria madeireira – Beneficiamento de madeiras para a exportação e confecção de móveis e esquadrias.
  • Indústria alimentícia – fabricação de doces e compotas regionais, sorvetes embutidos, laticínios, produção de soja e cana de açúcar.
  • Indústria oleira – Fabricação de tijolos, telhas e artesanatos de cerâmica.
  • Indústria química – Produção de óleos e essências vegetais como pau-rosa, cumaru, óleo de copaíba e andiroba.
  • Indústria do vestuário – Confecção de roupas em geral.
  • Indústria gráfica – Produção de impressos em geral.
  • Indústria naval – Construção de embarcações diversas e reparos em máquinas marítimas.

Parintins conta hoje com mais de 1500 estabelecimentos comerciais, varejistas e atacadistas dos mais diversificados produtos. Na prestação de Serviços destacam-se cabeleireiros, oficinas mecânicas, eletrônicas, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, clínicas médicas, clínicas odontológicas, contabilistas, entre outros. Neste setor encontram-se grande parte da população devido da escassez de emprego na cidade. A mão-de-obra formal é constituída praticamente pelos funcionários públicos (Federal, Estadual e Municipal) e empregados no comércio local. (Fonte: Prefeitura De Parintins – www.parintins.am.gov.br)

Atualmente o CEMEJ11 dispõe, em seu Arquivo Permanente, um total de 202 caixas com aproximadamente 5.576 processos trabalhistas, oriundos da Vara do Trabalho de Parintins, abrangendo os anos de 1990 a 2004.

VT Parintins - Endereço: Boulevard 14 de maio, 1652.

VT Parintins – Endereço: Boulevard 14 de maio, 1652.